29.3.11

Grande é o Senhor

Grande é o Senhor nosso e mui poderoso;
o Seu entendimento não se pode medir. Sal. 147:5.

As noites em Jauja, minha cidade natal, eram tristes. Quando criança, não queria que a noite chegasse. Os latidos dos cachorros pareciam lamentos de criaturas em agonia, e despertaram os meus primeiros temores. Quando chovia e os trovões ribombavam ruidosamente, eu imaginava monstros feridos pelas flechas incendiárias dos relâmpagos.

Demorava para dormir. Quando acordava, via o sol brilhando, deslumbrante, aquecendo a terra com cheiro de eucalipto molhado.

Sinto saudades daqueles dias, apesar de suas tristes noites. Saudades daquela terra que me viu dar os primeiros passos para esta longa caminhada, que já dura décadas. “Grande é o Senhor” que, cedo na vida, ensinou-me com as noites e os dias da minha terra que não existe escuridão que dure para sempre.

Hoje nasce o sol de um novo ano. Esqueça a noite do ano que findou. Se as coisas deram certo, ou não, dezembro já se foi. Latidos assustadores de cachorros, escuridão, tempestade e trovões, tudo faz parte do passado. Há cheiro de eucalipto lá fora. O sol brilha, a vida desabrocha. Janeiro sempre traz uma página em branco para escrever uma nova história.

“Grande é o Senhor nosso e mui poderoso”, disse o salmista, diante das turbulências da vida. Perseguido sem culpa por um rei que não queria soltar o poder. Atacado pelo próprio filho que ambicionava o trono. Escondido nas cavernas, peregrinando no deserto e enfrentando perigos, nunca desconfiou do poder de “seu” Deus.

Você está seguro de que o Deus de Davi é também o seu Deus? Pode dizer como o salmista: “nosso Deus”? Se for assim, olhe para o novo ano como uma nova oportunidade. Não tema. Não recue. Seu Deus “mui poderoso” abrirá neste ano os mares vermelhos que surgirem à sua frente, tirará água da rocha, e fechará a boca dos leões.

Abrace os seus amados. Perdoe. Peça perdão. Mude o rumo de sua própria história, depositando sua confiança em alguém que não pode errar, porque “grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o Seu entendimento não se pode medir”.

Nenhum comentário: