13.1.11
satanás desmascarado pelo Apocalipse
Seria difícil negar a realidade de um conflito entre os poderes antagônicos em nosso planeta. Por um lado, o amor de Deus, belamente descrito por E. G. White, ao dizer: "'Deus é amor', está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música o ar, com seus alegres trinos; as flores de delicados matizes, em sua perfeição, impregnando os ares de perfume; as altaneiras árvores da floresta, com sua luxuriante ramagem de um verde vivo - todos testificam da terna e paternal solicitude de nosso Deus, e de Seu desejo de tornar felizes os Seus filhos." - Caminho Para Cristo, pág. 10.
Por outro lado, temos injustiças, dor, crimes e calamidades de toda índole, que nos falam da realidade do mal, instigado e implantado no planeta Terra pelo arquimimigo de Deus, Satanás, que com aterradora sanha homicida, fomenta a rebelião contra o Autor de todo o bem.
Embora nos custe aceitá-lo, o homem está integrado nesse conflito que tomou dimensões cósmicas. Criado com o desejo de adorar a Deus, o ser humano é submetido a contínuas tentações destinadas a perverter essa tendência, para desviá-lo de Deus com substitutos pecaminosos pelos quais Satanás demanda adoração. Por isso não se surpreenda ao saber que muitos estão oferecendo homenagem a Satanás inocentemente: Este estudo ajudá-lo-a a compreender o que vai por detrás dos bastidores no grande conflito entre Cristo e o anticristo, decifrar suas artimanhas e orientar-se segundo a vontade de Deus.
No livro de Ezequiel, Satanás é apresentado sob o símbolo do perverso rei de Tiro. Ali é mencionado que ele foi criado perfeito ( Ezequiel 28:15 ), o que nos ajuda a entender que Deus não criou o diabo perverso, como o é na atualidade.
Nos versículos seguintes, descreve-se um processo de autocorrupçâo que transformou esse ser perfeito, Lúcifer, em diabo (anjo mau) sublevado contra Deus. A vaidade, o orgulho e a ambição foram os passos degradantes que o levaram ao pecado ( Ezequiel 28:16, 17 ), e fizeram dele o pai e iniciador do erro, da mentira e do pecado ( São João 8:44 ).
Outro aspecto importante que se destaca em Isaías 14:12-14 , sob o símbolo do rei de Babilônia, foi sua intenção de ser semelhante a Deus, estabelecendo seu trono ali onde está o trono do Altíssimo. Ali começa a rebelião cósmica cujo grande conflito é revelado no Apocalipse.
A quem arrastou Satanás em sua rebelião contra Deus? Apocalipse 12:7-9
Quantos anjos caíram com Satanás? Apocalipse 12:3, 4
1/3 dos anjos celestiais seguiram o diabo[Satanás] em sua rebelião contra o Altíssimo Deus Criador.
"Estrelas" nesses versos significa anjos ( Apocalipse 1:20 ). Existe um antecedente que nos permite dar dita interpretação a este símbolo apocalíptico. Jó, utilizando o estilo antigo da poesia hebraica de repetir a idéia a fim de ampliar seu sentido, declarou que "... as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus" ( Jó 38:7 ). Em Judas 6 , é nos dito que Deus tem guardado a esses anjos de indigna rebelião para o dia do juízo, o que confirma o fato de que foram expulsos do Céu com Satanás.
Por usurpação, Satanás se constituiu o príncipe deste mundo ( João 14:30 ), e os seres humanos, ao pecar, chegaram a ser seus cativos ( Romanos 6:16; II Timóteo 2:26 ), a quem reclama como propriedade ( I João 3:8 ). Cristo põe ao alcance de cada filho Seu, armas para vencer os enganos de Satanás. Ex.: A Palavra de Deus
Fica evidente que poucas vezes Satanás se apresentará abertamente. Sua estratégia mais bem-sucedida consiste em cobrir-se com um manto de piedade, inclusive milagrosa. Devemos cuidar-nos para que não tenha vantagem sobre nós. (Ver II Coríntios 2:11 .)
Satanás é tão sutil em seus enganos que inclusive é capaz de citar as Santas Escrituras, isolando-as de seu contexto, como fez com Cristo nas tentações do deserto. Porém ali Jesus demonstrou que o correto uso das Escrituras é a arma que nos dará a vitória. Já no Antigo Testamento Deus dizia: "A lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva" ( Isaías 8:20 ).
O SEGREDO INFALÍVEL PARA VENCER
Nosso grande segredo para vencer é apegar-nos a Cristo, pois Ele já venceu a Satanas nas tentações do deserto, na cruz e demonstrou Sua vitória ao ressuscitar dos mortos. O diabo sabe que está perdido, por isso se apresenta como um leão que ruge ( I Pedro 5:8 ), pois ao final do milénio apocalíptico será destruído no lago de fogo e enxofre ( Apocalipse 20:10,14; Ezequiel 28:18,19 ).
MINHA DECISÃO - Decido confiar plenamente em Jesus e aceitá-Lo como meu único e suficiente Salvador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário