1.4.11













Há apenas três dias o avião da Air France que partiu do Rio de Janeiro e seguia para Paris havia desaparecido nas gélidas e profundas águas do Atlântico. Agora ali estava eu – dentro de um avião. Confesso que o clima era tenso. As pessoas não se mostravam entusiasmadas por estarem prestes a viajar. Muito pelo contrário. Quase ninguém conversava. Limitavam-se a acomodar as bagagens de mão e a sentarem em seus lugares silenciosamente. A dúvida que pairava em minha mente parecia ser a mesma que perseguia a todos os passageiros: e se o avião cair?
Enquanto a aeronave decolava naquela noite fui envolvida pelo silêncio que inundava o ambiente e pelos pensamentos que me absorviam. Percebi que o único motivo que levou a todas aquelas pessoas a entrarem no avião naquela noite, mesmo em meio a dúvidas, foi a certeza (fé) que chegariam são e salvas ao destino final. Lembrei que muitas vezes a fé é rotulada como algo vivido somente por pessoas ingênuas, simplórias ou pouco esclarecidas. Nesse momento abri minha Bíblia em Hebreus 11:1 onde encontrei a melhor definição de fé que conheço: “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Depois e pensar um pouco sobre a definição de fé e a situação dos passageiros daquele avião cheguei a uma conclusão: todas as pessoas, querendo ou não, agem através da fé diariamente.

Vou dar alguns exemplos simples. Começarei pelo avião. Todas as vezes que adentramos uma aeronave temos fé que o piloto, alguém que não conhecemos ou sabemos quem é, será capaz de realizar seu trabalho com eficiência. Todas as vezes que vamos a um restaurante temos fé que os cozinheiros seguem regras simples de higiene ao lidar com os alimentos que iremos ingerir. Quando compramos um produto temos fé que vai desempenhar as funções divulgadas pelos fabricantes e vendedores. Quando decidimos namorar com alguém temos fé que esse relacionamento vai nos fazer felizes.

Foi nesse ponto que comecei a me perguntar: porque parece ser tão fácil ter fé em coisas simples do dia-a-dia que estão completamente fora de nosso controle e porque é tão difícil ter fé em Deus? Pude me lembrar de várias situações triviais do cotidiano em que depositei minha fé em coisas sem ter nenhuma garantia de que eram confiáveis. Mesmo assim escolhi ter fé.

Com Deus é diferente. Ele declara que sem fé é impossível agradá-Lo. Ao mesmo tempo, proporciona inúmeras provas de sua existência e amor. Ter fé nesse Deus é uma escolha que precisamos fazer. Uma escolha tão simples como entrar em um avião, comer em um restaurante, comprar um produto ou começar a namorar com alguém que gostamos. A diferença é que com Deus não existe erro.

Quem confia n’Ele sabe que “todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rom.8:28.

Carolina Costa Cavalcanti

Nenhum comentário: